9º Curso de Iniciação à Espeleologia – Nível II

O 9º Curso de Nível II decorrerá no Maciço Sicó-Alvaiázere durante 10 dias repartidos por 5 fins-de-semana (entre 3 de Março e 15 de Abril).

Este curso foi delineado segundo as normas da Federação Portuguesa de Espeleologia, pelo que habilita o praticante a efectuar progressão autónoma em cavidade e a participar em trabalhos espeleológicos, quando integrado numa equipa.

Fazem parte do conteúdo programático temas como a Geologia Cársica, Espeleo-génese, Segurança e Socorro, História da Espeleologia e Arqueologia, Material e Nós, Técnicas de Exploração, Climatologia, Ecologia, Bioespeleologia, Morcegos, passando ainda por Prospecção, Cartografia, Topografia e Organização de dados.

Terá também uma componente prática forte, nomeadamente, sobre as Técnicas de Progressão Vertical e Horizontal (com treinos em falésia e em cavidades, incluindo grandes verticais), Prospecção, Topografia e Desobstrução.

Terminará não só com a lavagem do material mas também com os exames teóricos e práticos e subsequente avaliação.

O objectivo do presente curso é fomentar a prática da espeleologia em todo o carso nacional, com especial incidência no Maciço de Sicó-Alvaiázere, e sensibilizar os novos espeleólogos para a protecção e conservação do património natural e cultural.

Data limite de inscrições: 21 de Fevereiro (inscrições limitadas)
Para mais informações contactar: gps.sico@gmail.com

Organização: Grupo Protecção Sicó

O curso de nível II é um curso de iniciação à espeleologia, segundo as normas da FPE – Federação Portuguesa de Espeleologia, com uma duração de no mínimo 6 dias, que consiste na aprendizagem dos aspectos teóricos e práticos das técnicas de exploração e regras de segurança, complementada pela abordagem dos diversos aspectos científicos da actividade espeleológica. Inclui o treino das técnicas usuais em cavidades de diferentes tipos morfológicos e dificuldades variadas. Habilita o praticante a efectuar progressão autónoma em cavidade e a participar em trabalhos espeleológicos, quando integrado numa equipa.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s